Muitas empresas, de vários portes e no mundo todo, usam um software gratuito como principal plataforma de controle. Mas, se você ainda faz buscas do tipo Zabbix o que é, certamente ainda tem dúvidas sobre ele e suas funções. Portanto, é hora de esclarecer algumas coisas.
Em primeiro lugar, o software criado por Alexei Vladishev, e hoje desenvolvido e suportado pela Zabbix SIA, é uma solução open source de monitoração para empresas. Ou seja, seu código aberto permite uso sem preocupação com direitos autorais por parte de seu criador, porque seu código-fonte é distribuído gratuitamente e está disponível para o público em geral.
O que o Zabbix faz? Monitora diversos parâmetros de rede de computadores, saúde e integridade de servidores, máquinas virtuais e serviços em nuvem, entre outros itens. E possui um flexível sistema de notificações que permite configurar alertas para praticamente qualquer evento. Dessa maneira, você pode reagir mais rapidamente na resolução de problemas e, é claro, no campo das estratégias, de TI e dos negócios.
Além disso, o Zabbix oferece relatórios e visualização de dados com excelentes características, a partir dos dados armazenados no servidor. Ele fornece métricas de monitoramento, utilização da rede, carga da CPU e consumo de espaço em disco. O que favorece fortemente o planejamento de capacidade, por exemplo. E todas essas informações e estatísticas, assim como parâmetros de configuração, são acessados por meio do frontend do produto.
Portanto, entender Zabbix o que é possibilita ter acesso a um importante aliado na gestão de infraestrutura de TI, desde que, é claro, ele seja devidamente configurado. E serve tanto para as pequenas empresas quanto para as corporações maiores, com muitos servidores.
Em resumo, os princípios do desenvolvimento Zabbix são: simplicidade; ser uma ferramenta amigável; utilizar o mínimo de recursos; proporcionar rápida reação; documentação ampla da aplicação.
Entenda o software: Zabbix o que é
O Zabbix é um recurso de monitoramento de redes, servidores e serviços projetado para monitorar a disponibilidade, experiência de usuário e, ainda, a qualidade dos serviços. Na prática, você pode recorrer a ele para programar ações automáticas, entre elas o restart de atividades após determinados eventos, por exemplo.
E mais: parâmetros relacionados ao funcionamento de switches, roteadores, computadores e/ou quaisquer outros componentes conectados à rede também podem ser monitorados pelo Zabbix.
Assim, por que usar Zabbix? Além de ser uma solução open source, é um software altamente eficiente para agentes; é baseado nas plataformas UNIX e WIN32, com baixa curva de aprendizado, alto retorno de investimento, fácil instalação, sistema de monitoramento centralizado e suporte para SNMP (V1, V2).
Por que usar
Confira outros motivos para usar o Zabbix:
- Aplicação cliente de alta performance compatível com Linux, Solaris, HP-UX, AIX, BSD Livre, Open BSD, OS X, Tru64/OSF1, NT4.0, Windows 2000, Windows 2003, Windows XP, Windows Vista
- Aplicação servidor compatível com Linux, Solaris, HP-UX, AIX, BSD Livre, Open BSD, Mac OS X
- Auditoria
- Autenticação segura de usuário
- Autodescoberta de servidores e dispositivos de rede
- Interface baseada em web
- Monitoração distribuída com a administração centralizada via web
- Monitoramento sem agente
- Notificação por e-mail flexível de eventos predefinidos
- Permissões flexíveis de usuário
- Suporte para mecanismo de pooling e trapping
- Visualização em alto nível dos recursos monitorados no nível gerencial, como resultado
Então, agora que você já sabe do tema Zabbix o que é, que tal aproveitar toda a potencialidade dessa ferramenta versátil, prática e gratuita para incrementar sua gestão de infraestrutura de TI?
Por fim, fica aqui uma dica de conteúdo para enriquecer ainda mais o seu monitoramento. Se você quiser entender melhor um assunto, pode contar com a NOTO. Basta acessar este formulário e deixar sua sugestão de conteúdo. Será um prazer ajudar!
Referência:
https://www.zabbix.com/documentation/1.8/pt/manual/sobre/objetivos_e_principios

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.