Zabbix e monitoramento proativo de redes: entenda a importância deles

Zabbix e monitoramento proativo de redes: entenda a importância deles

Proativo. No dicionário, é o “Que, por antecipação, identifica possíveis desenvolvimentos, problemas ou situações, permitindo adoção de atitudes ou medidas adequadas”. Isso serve, é claro, para o ambiente de TI. Daí a importância do monitoramento com softwares como o Zabbix.

Hoje, você vai entender por que sua empresa não pode mais ignorar recursos e ações que favorecem a proteção e a continuidade dos negócios.

Quais as vantagens do Zabbix?

Qualidade

O Zabbix ajuda otimizar o desenvolvimento do monitoramento das redes, aumentando a qualidade nos processos e a segurança.

Versatilidade

Pequenas, médias ou grandes, empresas de todos os portes e segmentos podem utilizar a ferramenta, que não tem como foco um único público.

Praticidade

As atividades nas suas redes podem ser monitoradas de qualquer local, e você recebe informações precisas e atualizadas.

Zabbix: aliado do planejamento estratégico

A facilidade do acesso aos dados coletados pelo Zabbix é outro benefício, tornando mais simples a criação de uma determinada estratégia e, portanto, os ganhos na defesa dos sistemas.

Compatibilidade

O Zabbix é compatível com os sistemas operacionais Windows, UNIX e Linux. Desse modo, não tem desculpa para descuidar da integridade da sua empresa.

Como ter um monitoramento proativo com Zabbix?

Graças ao software Zabbix, você consegue guardar todas as informações sobre a rede que está sendo utilizada. Então, basta acessar os dados para ter certeza da eficácia do método aplicado.

Além disso, se algo suspeito ocorrer, a atividade estranha pode ser notificada por e-mail, para que as providências sejam tomadas o quanto antes. Os alertas são comunicados de várias maneiras, incluindo ainda as mensagens de texto no celular e chamados de helpdesk.

Quanto aos relatórios detalhados, sua periodicidade também pode ser configurada, possibilitando que você tenha as informações completas armazenadas no Zabbix sempre à disposição. E ainda dispõe de dados aplicados no gráfico fornecido por ele para visualizar bem o estado da sua rede.

Assim, dá para entender por que o software é o recurso open source de monitoramento mais utilizado no mundo, concorda?

Qual a diferença entre monitoramento proativo e reativo?

Monitorar um sistema é observar seu desempenho; ficar atento a sinais que apontem para algo anormal ou prevenindo possíveis problemas.

No primeiro caso, serão tomadas medidas de remediação, ou seja, serão analisadas as soluções mais prudentes após a identificação do contratempo. No outro, a ideia é agir antes que ele ocorra. É isso que chamamos de monitoramento reativo e proativo, respectivamente.

Paradas inesperadas, lentidão, reclamações constantes de que “nada funciona” são motivos de sobra para dar mais atenção ao seu monitoramento de TI. No entanto, o recomendado é agir proativamente, em vez de “esperar” o maior comprometimento do sistema e, infelizmente, grandes prejuízos.

Fique atento, localize e pontue irregularidades e ameaças. Não espere chegar ao ponto de afetar as relações de produção no seu negócio.

Como você viu neste post, não é preciso agir somente depois que uma falha acontece. O monitoramento da sua rede não deve ficar ao acaso, desprotegido ou, pior, perdido. Lembre-se: prevenir é melhor que remediar.

Proteja informações, dados, sistemas, servidores e sua reputação com ferramentas adequadas e o trabalho de profissionais capacitados. Existem diversos softwares, cada um com suas particularidades, trazendo uma experiência nova e diferenciais nos serviços voltados à TI.

Para saber mais sobre Zabbix, esse software de monitoramento que é um funcionário trabalhando 24 x 7, convido você a acessar este post. Quanto à inovação, à relevância dos dados (e seu monitoramento) para manter a competitividade empresarial, a dica é o texto abaixo. São sugestões para você ser ainda mais proativo. Boa leitura!

Equipe NOTO

Leia mais:
https://rockcontent.com/blog/competitividade-empresarial/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *