Zabbix 5.0 LTS: mais flexível, disponível e seguro; confira novidades

As empresas escolhem Zabbix por diversos motivos, entre eles seu dimensionamento para ambientes grandes, monitoramento distribuído, otimização para alto desempenho, disponibilidade, segurança e facilidade de integração. Veja a seguir mais razões para apostar no Zabbix 5.0 LTS e suas novidades.

Zabbix 5.0 LTS: inovação e estabilidade

A ferramenta com Long Term Support (5 anos de suporte oficial) une inovação e estabilidade; traz recursos já testados ao longo do tempo, introduzidos nas versões não LTS do Zabbix 4.2 e 4.4. O que faz do Zabbix 5.0 LTS uma ótima opção para ambientes corporativos de ampla escala, como resultado.

A principal estratégia dos desenvolvedores é tornar o Zabbix o mais disponível possível, podendo ser implantado no local e na nuvem. Então, tudo depende da sua necessidade. Você decide!

A implantação do Zabbix com um clique também está disponível no Azure, AWS, Google Cloud, IBM/RedHat Cloud, assim como no Oracle e Digital Ocean. Outra novidade é que os serviços de suporte técnico do software são oferecidos no Red Hat e Azure Marketplaces.

Além dos pacotes e dispositivos oficiais, o Zabbix 5.0 agora atende às plataformas: SUSE Linux Enterprise Server 15, Debian 10, Ubuntu 20.04, Raspbian 10, Mac OS/X, RHEL 8, CentOS 8, MSI para Windows Agent. Pois é… pode acreditar!

É importante destacar ainda que o Zabbix 5.0 LTS fornece inúmeras integrações prontas para uso com sistemas de mensageiros, bilhetes e alertas. Houve uma expansão da lista de serviços e aplicativos suportados que podem ser monitorados sem esforço. Nada mais prático, aliás.

Segurança reforçada

As melhorias significativas do software não poderiam deixar de ocorrer também no quesito segurança. Por isso, as novidades Zabbix 5.0 incluem suporte HTTP Proxy para webhooks.

Dessa maneira, permite tornar as conexões do Zabbix Server com alerta externo e sistemas ITSM mais seguras e controladas, suportando listas negras e listas brancas para métricas no lado do agente e conexões criptografadas com back-end MySQL e PostgreSQL.

O update possibilita configurar cifras para todos os componentes do Zabbix, para evitar o uso de cifras não seguras para conexões TLS. Além disso, o Zabbix 5.0 LTS suporta macros secretos de usuário para manter informações confidenciais, como senhas e tokens de API, que você não deseja expor aos usuários finais.

O agente Zabbix de última geração ganhou um status oficialmente suportado no Zabbix 5.0, oferecendo uma grande variedade de novos recursos e funções avançadas de monitoramento para Linux e Windows, embora o agente Zabbix existente ainda seja suportado.

Pensa que acabou? Não!

Melhorias na usabilidade e automação

A nova versão Zabbix 5.0 é otimizada para telas amplas e possui suporte para módulos de interface do usuário de terceiros, entre outros aprimoramentos.

E mais: o Zabbix está ainda mais flexível! A funcionalidade estendida foi adicionada ao Zabbix 5.0. Ou seja, ele: aciona operações de suporte com dados de texto; suporte de macros de host para protótipos de host; suporte ao tipo de dados Float64; suporta a substituição pela descoberta de baixo nível (LLD), que ajuda a criar modelos mais inteligentes.

O Zabbix 2020 traz descoberta automatizada de componentes de hardware, recursos relacionados ao Windows e descoberta avançada de métricas Java.

Zabbix 5.0 ltsZabbix 5.0 LTS (Fonte: Zabbix.com)

A visualização avançada é um dos destaques no update, uma vez que a apresentação de dados de modo legível para humanos é essencial às operações. Portanto, o Zabbix 5.0 LTS torna o processo ainda melhor apresentado porque o software inclui:

  • Capacidade de copiar gráficos do painel como imagens
  • Aprimoramento da consistência dos rótulos de mapa
  • Criação mais rápida de painéis devido à capacidade de copiar widgets
  • Suporte à filtragem por tags de evento para alguns widgets do painel
  • Suporte de módulos de interface do usuário para estender a funcionalidade do Zabbix
  • Nova visualização (Monitoramento-> Hosts) para exibir uma lista de dispositivos monitorados com opções avançadas de filtragem

Gostou das novidades do Zabbix 5.0 LTS? Por fim, trago uma dica para ampliar seus horizontes em monitoramento de TI. Veja neste vídeo os detalhes da atualização.

zabbix 5.0 lts

Equipe NOTO

Leia mais:
https://blog.zabbix.com/how-zabbix-has-been-developed-throughout-the-years-interview-with-zabbix-senior-developers/10571/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *