Vazamento de dados: Dicas para evitar incidentes de segurança

vazamento de dados

No post anterior, falamos sobre algumas das principais tendências em segurança da informação para este ano. Hoje, trazemos dicas para inibir o vazamento de dados, e evitar os malefícios da ação dos hackers nas empresas, comuns quando um departamento de TI não está presente.

Um dos destaques nesse sentido é ter uma gestão da segurança da informação abrangente. Prevenir, detectar, responder e recuperar-se de incidentes significa incluir atividades de governança e gerenciamento que utilizam pessoas, processos e tecnologias.

No Brasil, no primeiro trimestre do ano passado, as tentativas de ataques cresceram 350% em relação ao ano anterior, segundo dados da Kaspersky. Uma situação alarmante provocada por computadores e sistemas menos seguros, fazendo dos ataques a redes empresariais as opções mais atraentes para vazamento de dados e outros delitos.

E como muitas tentativas de roubo de informações giram em torno da pandemia, começamos por ela. Afinal, golpes de vacinas, curas e dicas suspeitas estão entre os assuntos prediletos dos cibercriminosos. Eles utilizam lojas falsas, e-mails, mensagens de texto e anúncios em mídias sociais para fisgar suas vítimas. Então, vamos às dicas!

  • Não clique em links ou anexos em e-mails e mensagens: desconfie do que for bom demais para ser verdade. Por exemplo: um tratamento caseiro que cura a covid-19.

Caso pareça uma empresa de confiança, faça contato pelo site ou outro canal oficial dela, mas jamais clique em links, nem forneça qualquer informação pessoal em conversas. E lembre-se: busque informações em instituições oficiais e procure um médico.

Saiba como inibir o vazamento de dados

  • Usar um antivírus não basta; é preciso mantê-lo atualizado. Além disso: tenha cuidado com popups solicitando instalações de programas; não baixe aplicativos de fontes desconhecidas; não clique em links ou arquivos suspeitos, principalmente de remetentes que você não conhece; mantenha seu sistema operacional atualizado.

Com estas medidas, sua empresa corre menos risco de ransomwares, ataques que acontecem quando um cibercriminoso sequestra um computador ou os arquivos. Em seguida, exige resgate para liberar o acesso a eles. O que já é responsável por milhões em perdas para as corporações.

  • Use um bloqueador de anúncios confiável e, ainda: não clique em propagandas que sugerem algo incrível demais para ser real; nunca clique em mensagens que surgem “do nada” na sua tela; evite sites inseguros (procure o ícone do cadeado – HTTPS). Dessa maneira, seu negócio tem menor chance de cair em adwares, softwares maliciosos que bombardeiam o usuário com anúncio popup e coletam informações.

curso zabbix ultimate

Gestão de segurança da informação: por que ter uma?

  • Tenha uma gestão da segurança da informação eficaz, capaz de: conhecer sua infraestrutura; monitorar seus sistemas 24/7, fechar lacunas; verificar as conformidades; realizar avaliações de segurança de TI regularmente; proteger as informações do cliente; criar barreiras contra vírus, malware e ransomware.

No entanto, se você não tem como montar o próprio time, terceirize o serviço, e ganhe mais eficiência econômica e operacional. O importante é agir em várias frentes, com auxílio de diversas ferramentas e estratégias, seguindo protocolos sempre em dia com as novas necessidades; preparando sistemas e colaboradores, aliás.

O vazamento de dados é capaz de resultar em pesadas multas, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de fortes abalos na imagem corporativa, seja qual for o setor ou o porte da companhia. E a questão agora não é se a sua empresa terá um incidente de segurança, mas quando.

Portanto, o crescente número de ciberataques e o nível de complexidade deles mostram que é imprescindível investir mais na gestão da segurança da informação. Pense estrategicamente e trate o assunto vazamento de dados com a atenção que ele merece. Para saber mais sobre a LGPD, acesse outro post neste link. Enfim, aqui você pode clicar sem receio!

Leia também:
https://blog.avast.com/pt-br/dicas-de-seguranca-para-golpes-versao-2021
https://abessoftware.com.br/estudo-da-vmware-aponta-aumento-de-238-nos-ataques-ciberneticos-a-instituicoes-financeiras-em-meio-a-covid-19/

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.