Tutorial Zabbix Telegram: aprenda tudo neste post

A cada versão do Zabbix, correções e muitas novidades, como integrações via Webhook. É o caso deste tutorial Zabbix Telegram. Aprenda já a configurar, e aproveite este recurso eficiente tanto para prestadores de serviço quanto para o usuário.

tutorial zabbix telegram

Além da correção de bugs, o Zabbix 5.0 trouxe a possibilidade de fazer integrações via Webhook, também chamado de retorno de chamada web ou HTTP e, ainda, impulso API. Portanto, confira neste post o tutorial Zabbix Telegram. Aprenda a personalizar suas mensagens sem complicação.

Em primeiro lugar, entenda por que o Webhook vem ganhando espaço no mundo corporativo.

O que é para que serve o Webhook

Funciona assim: o Webhook fornece dados para outros aplicativos; é uma forma prática de um app ou sistema disponibilizar informações em tempo real, sempre que um evento acontece.

Com ele, seu software consegue isso sem precisar entrar em outras páginas e aplicativos para fazer buscas, ou seja, sem interromper uma atividade, por exemplo. É uma forma passiva de receber dados entre dois sistemas, isto é, sem realizar nenhuma ação.

Agora que você já entendeu como funciona o Webhook, vamos mostrar como enviar notificações do Zabbix 5.0 para o Telegram messenger usando a API do Telegram Bot e o recurso de Webhook do Zabbix.

monitoramento de rede

Configuração Zabbix Telegram Webhook

Vamos trabalhar com a versão Zabbix 5.0, mas o procedimento também está disponível para 6.0 e 5.4, beleza?
Fonte: https://git.zabbix.com/projects/ZBX/repos/zabbix/browse/templates/media/telegram?at=release/5.0

  • Importante: os recursos suportados neste caso serão as notificações pessoais e de grupo, Markdown/HTML. Não implementaremos o envio de gráficos (aguardando ZBXNEXT-5611) e o suporte para emojis.

Passo 1
Registre um novo Telegram Bot.
Envie “/newbot” para @BotFather e siga as instruções.

  • Atenção: O token fornecido pelo @BotFather na etapa final será necessário para configurar o Webhook do Zabbix.
tutorial zabbix telegram
Fonte: zabbix.com

Passo 2
Quer enviar notificações pessoais? Então, você precisa obter o ID de bate-papo do usuário para o qual o bot deve enviar mensagens. Assim, Envie “/getid” para “@myidbot” no mensageiro do Telegram.

  • Observação: Peça ao usuário para enviar “/start” para o bot criado no primeiro passo. Não pule esta etapa, pois, sem ela, o bot do Telegram não poderá enviar mensagens para o usuário.
tutorial zabbix telegram
Fonte: zabbix.com

Passo 3

Agora, se você deseja enviar notificações de grupo, deve obter o ID do grupo para o qual o bot deve enviar mensagens. Faça:

Adicione “@myidbot” e “@your_bot_name_here” ao seu grupo. Em seguida, envie a mensagem “/ [email protected] no grupo.

No chat em grupo, envie “/ [email protected] _bot_name_here”.

  • Importante: Se você pular esta etapa, o bot do Telegram não poderá enviar mensagens ao grupo.
Fonte: zabbix.com

Zabbix: configurações e dicas importantes

Passo 1
Na seção “Administração > Tipos de mídia”, importe o media_telegram.yaml.
Depois, configure o tipo de mídia adicionado. Copie e cole seu token de bot do Telegram no campo “telegramToken”.

Fonte: zabbix.com

Passo 2
No ParseMode conjunto de parâmetros, escolha a opção necessária de acordo com a documentação do Telegram.

  • Observação: Leia a documentação da API do Telegram Bot para saber como formatar mensagens de notificação de ação – Markdown / HTML / MarkdownV2 .
    Use seu ID do bate-papo ou o ID do grupo e teste o tipo de mídia.


  • Importante: neste caso, é preciso separar suas ações do Telegram de outras notificações, como SMS, por exemplo. Do contrário, você pode receber um alerta de texto simples com tags Markdown/HTML brutos.
Fonte: zabbix.com

Finalizando o Tutorial Zabbix Telegram

Lembra do ‘/start’, que você deveria ter enviado para o bot do Telegram no começo deste tutorial Zabbix Telegram? Se não tiver feito isso, receberá o seguinte erro:

Fonte: zabbix.com

Passo 3
Crie um usuário Zabbix e adicione Mídia com o tipo de Telegram para receber as notificações nele. No campo “Enviar para”, digite o ID do chat do usuário do Telegram ou o ID do grupo obtido durante a configuração do Telegram.

Fonte: zabbix.com

Passo 4
Enfim, certifique-se de que o usuário possa acessar todos os hosts para os quais você gostaria de receber notificações do Telegram. Pronto! Tutorial Zabbix Telegram terminado. Você já pode receber os avisos.

Para facilitar ainda mais sua prática deste tutorial Zabbix Telegram, não perca esta videoaula, e aprenda enviar as notificações do software para o aplicativo de mensagens. Confira as instalações dos pacotes, as configurações necessárias e todo o processo para você não perder os alertas de monitoramento.

Referências:
https://www-zabbix-com.translate.goog/br/integrations/telegram?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc https://git.zabbix.com/projects/ZBX/repos/zabbix/browse/templates/media/telegram?at=release/5.0

Tem dúvidas sobre algum assunto em Monitoramento de TI?

Deixe aqui temas que gostaria de ver em nossos canais e vamos preparar conteúdos especiais para você.

Acesse o nosso canal no Youtube. Clique na imagem e confira.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.