SNMP e NetFlow: entenda cada protocolo e suas diferenças

Abordagens diferentes, pontos fortes e outros a melhorar. Será que falar de SNMP e NetFlow quer dizer ter de escolher entre um e outro, ou seria possível usar os dois? Leia este post e conheça cada protocolo.

snmp e netflow SNMP e NetFlow oferecem abordagens diferentes para monitoramento de rede. É impossível esgotar o tema em um só post. Mas vamos mostrar aqui suas definições, principais usos e diferenças entre eles. Esperamos que este conteúdo ajude você a tomar decisões mais assertivas. Vamos lá então!

O que é NetFlow

Projetado pela Cisco, o NetFlow é um protocolo criado para obter informações de rede; coleta tráfego de rede IP enquanto entra ou sai de uma interface, conseguindo a base de medição para uma série importante de aplicações. Por exemplo:

  • Cobrança de rede de acordo com o uso
  • Contabilidade de tráfego de rede
  • Marketing de saída
  • Monitoramento de rede
  • Planejamento da rede
  • Recursos de extração de dados (“data mining”) para os clientes e provedores de serviços corporativos
  • Recursos de monitoramento de serviços de negação

Dessa maneira, a tecnologia NetFlow tem como objetivos: encontrar e resolver problemas de desempenho de rede; detectar tráfego de LAN e WLAN não permitido; avaliar aplicativos e seus impactos nas redes; monitorar tráfego e uso da largura de banda; e proteger as redes contra ataques cibernéticos.

Além disso, ela usa sete valores centrais para identificar fluxos exclusivos: endereço IP de origem; endereço IP de destino; porta de origem; porta de destino; protocolo IP; interface Ingress; e valores de Tipo de Serviço (ToS).

Os dados de fluxo capturados são enviados usando o UDP, enquanto o NetFlow registra para um coletor dele. Em seguida, o coletor analisa os registros para fornecer estatísticas em relação aos padrões de tráfego e históricos, uso de largura de banda e aplicativos, e métricas de desempenho.

O que é SNMP

O SNMP, ou Simple Network Management Protocol, é o protocolo mais usado para monitoramento de rede, principalmente por eficiência na garantia de capacidade de banda e uso de rede.

Ele foi desenvolvido para permitir a troca de informações sobre os dispositivos de rede. Para isso, monitora diversos parâmetros, tais como memória, uso de CPU, uso de armazenamento e temperatura.

Esse protocolo foi idealizado inicialmente para gerenciamento, mas é usado principalmente para monitoramento. E consegue acompanhar um grande número de objetos (identificadores de objeto ou OIDs), do status do toner de uma impressora à taxa de perda de pacotes, por exemplo.

expert snmp

Principais diferenças entre SNMP e NetFlow

Em primeiro lugar, ao contrário do NetFlow, o SNMP pode ser usado para gerenciar redes em tempo real, bem como no monitoramento e solução de uso de CPU e memória, recursos sobre os quais o NetFlow ainda deixa a desejar.

Mais detalhado, o NetFlow consome muito mais espaço em disco do que o SNMP, e fornece mais informações, sendo melhor para análise e depuração profunda de rede, além de se destacar também na obtenção de dados sobre aplicativos e fontes de tráfego.

O SNMP é um protocolo de gerenciamento de rede de código aberto e mais confiável para roteadores, switches de vários protocolos. Outra diferença do SNMP é sua tecnologia pull para extrair dados do MIB para intervalos específicos. Também sai na frente por suas ótimas escalabilidade e segurança.

É válido destacar, ainda, o papel fundamental do SNMP no gerenciamento de falhas, porque ele pode detectar ou até mesmo evitar erros de hardware.

O NetFlow é um protocolo proprietário de código fechado, isto é, fica limitado a um único fornecedor. Dessa maneira, o SNMP é suportado por mais dispositivos de rede quando comparado ao Flow, porque é mais acessível.

Enfim, como você viu hoje aqui, são tipos distintos de abordagens para monitoramento de rede. Se aplicável, já pensou em usá-los juntos, SNMP e NetFlow? O SNMP tem sido amplamente adotado por todos os fornecedores de rede. Contudo, até a nova geração de dispositivos que suporta o NetFlow, ainda suporta SNMP. Para saber mais sobre Simple Network Management Protocol, confira este post.

Referências:
https://www.cisco.com/c/pt_br/tech/quality-of-service-qos/netflow/index.html
https://network-king.net/netflow-vs-snmp-for-network-monitoring/
https://www.telcomanager.com/blog/o-que-e-netflow/ 

Tem dúvidas sobre algum assunto em Monitoramento de TI?

Deixe aqui temas que gostaria de ver em nossos canais e vamos preparar conteúdos especiais para você.

Acesse o nosso canal no Youtube. Clique na imagem e confira.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.