Relatórios Zabbix: Status e Disponibilidade; entenda

Entenda o Status e a Disponibilidade dos Relatórios Zabbix em PDF e otimize seus processos como nunca. Com o Zabbix 5.4, seu monitoramento ficou mais fácil.

relatórios zabbixDados e estruturas extremamente delicadas e importantes. A área de Tecnologia da Informação lida com isso diariamente, aliás. Portanto, contar com relatórios Zabbix contendo status, disponibilidade e outros critérios é fundamental para manter a TI e as empresas funcionando bem.

Já não basta otimizar a performance dos serviços, mas também as demandas ligadas à segurança da informação e compliance, entre outras. O que é possível por meio da definição de métricas e suas devidas análises.

Dessa forma, esse acompanhamento deve ser constante, para que haja um padrão de monitoramento e melhorias nos níveis e qualidade dos serviços, como resultado.

Os relatórios ainda ajudam a acessar mais rapidamente soluções anteriores, permitindo agilizar a resolução de falhas, por exemplo. E quando você pode contar com a geração de relatórios Zabbix programados em PDF, nem se fala, porque ganhar tempo faz toda a diferença.

Logo, com o Zabbix, 5.4, você consegue gerar e enviar relatórios personalizados neste formato, por dia, semana, mês, do jeito que preferir. Graças a uma nova função do usuário, qualquer dashboard do Zabbix pode ser transformado em um relatório PDF.

Status

Consiga um resumo do ambiente com o módulo Relatórios → Status do Zabbix. Nele você coleta dados como:

  • Desempenho requerido do servidor/novos valores por segundo – fala da performance atual esperada do servidor em itens coletados por segundo.
  • Zabbix está rodando – Acompanhe o Status do ‘Zabbix Server’ (Sim – o servidor está em execução; Não – o servidor não está em execução). Porém, tenha certeza de que ao menos um processo de trapper está sendo executado no Zabbix Server. Senão, haverá erro na detecção da disponibilidade pela interface web (Parâmetro StartTrappers no arquivo zabbix_server.conf deverá ser superior a ‘0’).
  • Quantidade de usuários – monitore o total de usuários online no seu ambiente.
  • Quantidade de hosts – visualize o número de hosts cadastrados. Atenção: templates são contabilizados junto com os hosts. Descubra quantos são os hosts monitorados/não monitorados/templates.
  • Quantidade de triggers – saiba o total de triggers cadastradas. Aqui, somente as triggers associadas a hosts e itens ativos são contabilizadas. Veja as triggers habilitadas/desabilitadas [Status da trigger – incidente/ok].
  • Quantidade de itens – conheça o total de itens cadastrados, sendo que apenas os itens associados a hosts são contabilizados; obtenha o número de itens monitorados/não monitorados/não suportados.

Na imagem abaixo, você confere o item Status de Relatórios Zabbix:

relatórios zabbix

Fonte: Zabbix.com

curso zabbix ultimate

Disponibilidade: confira em Relatórios Zabbix

Está mais fácil acompanhar a disponibilidade de vários elementos do seu ambiente. Então, visualize a proporção de tempo em que cada trigger esteve no estado OK e Incidente no módulo Relatórios → Relatório de disponibilidade.

relatórios zabbix

Fonte: Zabbix.com

Selecione o modo de exibição de um template por host ou por triggers. Em seguida, use o filtro para restringir melhor o que deseja visualizar. Além disso, defina o período.

Fonte: Zabbix.com

No nome de cada trigger, você tem um link para os últimos eventos dela. Como você pode perceber na imagem acima, clicando em Show (Mostrar), aparecerá um gráfico com a disponibilidade escolhida.

Os filtros em Relatórios Zabbix diminuem o número de hosts e/ou gatilhos em exibição. Dessa maneira, o desempenho de pesquisa é maior graças aos dados com macros “não resolvidos”.

No caso do Seletor de período de tempo (/manual/config/visualization/graphs/simple#time_period_selector), você otimiza o processo porque tem como escolher períodos mais relevantes.

Em Mostrar na coluna, confira o gráfico de barras com a disponibilidade, onde cada barra representa uma semana. Enfim, na imagem a seguir, note que a hora OK está verde, enquanto a vermelha corresponde à hora do problema.

relatórios zabbix

Fonte: Zabbix.com

Quer saber mais sobre Relatórios Zabbix PDF? Dá uma olhada neste post, que traz as principais configurações desse recurso da versão 5.4. Mas se você quiser conhecer uma ferramenta criada via API do Zabbix para produzir relatórios a partir dos gráficos dos hosts, não perca o vídeo abaixo:

Referências:
https://www.zabbix.com/br/whats_new_5_4#:~:text=Escalabilidade%20aprimorada,o%20monitoramento%20seja%20mais%20r%C3%A1pido.
https://www.zabbix.com/documentation/4.0/pt/manual/api

Tem dúvidas sobre algum assunto em Monitoramento de TI?

Deixe aqui temas que gostaria de ver em nossos canais e vamos preparar conteúdos especiais para você.

Acesse o nosso canal no Youtube. Clique na imagem e confira.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.