O que é Docker, quais seus usos e vantagens. Confira aqui

o que é dockerIsolar aplicações em um mesmo host e impedir que a atualização de uma delas afete as demais. Ter deployments mais seguros é um dos resultados do nosso tema de hoje. Mas você sabe o que é Docker? Conheça esse recurso, suas principais características, vantagens e utilidades.

Os contêineres do Docker estão em toda parte: Linux, Windows, data center, nuvem, sem servidor etc. Além de ser uma plataforma open source em evolução contínua, com uma comunidade muito engajada, a ferramenta traz grandes pontos positivos quanto ao deployment de aplicações.

Sua utilização cresce a cada dia, incluindo tecnologias como ASP.NET Core, Node, Java, Python, Ruby e PHP. Vem comigo! Afinal, a NOTO TI está aqui para ajudar!

Definição e origem: o que é Docker

Docker é uma plataforma escrita em Go para desenvolvedores e administradores de sistemas que permite criar, executar e compartilhar aplicativos utilizando contêineres. É uma solução exclusiva porque se concentra nos requisitos para separar as dependências de aplicativos da infraestrutura.

Trata-se de um mecanismo capaz de empacotar um aplicativo e seus compartimentos em um recipiente virtual. Foi executado originalmente em servidor Linux e, mais recentemente, ganhou suporte para ambientes Windows.

Em outras palavras, é um sucesso do universo Linux que levou à parceria com a Microsoft, que trouxe contêineres Docker e suas funcionalidades para o Windows Server – também chamados de contêineres Docker Windows.

É uma linguagem de programação de alto desempenho, proporcionando flexibilidade e portabilidade onde o aplicativo possa ser executado, seja nas instalações, nuvem pública, nuvem privada, entre outros locais.

O Docker está presente hoje em projetos construídos nas mais diferentes plataformas. Apesar de o uso de contêineres para implantar aplicativos (“conteinerização”) não ser algo novo, seu uso na inserção fácil deles é. Entretanto, não custa nada saber como tudo começou…

A tecnologia de contêiner Docker surgiu em 2013, como um Docker Engine de código aberto, aproveitando conceitos de computação daquela época sobre contêineres, especificamente no mundo Linux (cgroups e namespaces, por exemplo).

curso zabbix ultimate

Contêiner: conceito

Contêiner é uma unidade padrão de software que empacota o código e todas as suas dependências. Com isso, um aplicativo pode ser executado rapidamente, de forma confiável, de um ambiente de computação para outro.

Dessa maneira, o contêiner do Docker é um pacote de software leve, independente e executável que traz o necessário para executar um aplicativo. Ou seja, inclui código, ferramentas e configurações do sistema, bibliotecas e tempo de execução. Dá uma olhada na imagem a seguir para ter uma noção melhor da proposta:

o que é docker

Docker: saiba mais

O Docker permite empacotar uma aplicação ou ambiente inteiro dentro de um contêiner. A partir disso, o ambiente todo torna-se portável para qualquer outro host que possua o Docker instalado.

Outra vantagem dele é a queda drástica no tempo de deploy de alguma infraestrutura ou aplicação, uma vez que não há necessidade de ajustes de ambiente para que o serviço funcione corretamente; o ambiente é sempre o mesmo, basta configurá-lo uma vez e replicá-lo quantas vezes quiser, aliás.

Isolamento, escalabilidade facilitada, alta disponibilidade e deployment automatizado são aspectos desejados em uma arquitetura de microsserviços. São razões que favorecem o uso do Docker em projetos guiados por novos paradigmas de desenvolvimento.

Portanto, como você viu neste post, essa ferramenta está repleta de características que fazem dela uma alternativa excelente para montagem de ambientes e testes, devido a fatores como velocidade de criação/remoção de contêineres centrados nessa tecnologia.

Enfim, depois de tantos detalhes interessantes, se você ainda não instalou o Docker, não perca a oportunidade de otimizar criação e administração de ambientes isolados. Veja neste vídeo como instalar esse recurso top, para conferir o que é Docker na prática. Aposto que você vai gostar dos resultados!

Abraço
Equipe NOTO TI

Veja também:
https://www.docker.com/resources/what-container

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *