Novidades Zabbix 5.2: Segurança, usabilidade e IoT são destaques

novidades zabbix 5.2A última atualização do Zabbix traz monitoramento sintético, melhorias significativas ligadas à segurança e usabilidade. Além disso, conta com monitoramento de IoT, que é importante para a indústria 4.0. Veja a seguir algumas das principais novidades Zabbix 5.2.

Vamos começar pelos avanços em usabilidade. Confira:

  • Capacidade de caracterizar o padrão de idioma para todos os usuários.
  • Clareza na visualização da lista de dashboards sobre quais painéis são criados por você e suas alternativas de compartilhamento.
  • Conversão de templated screens para templated dashboards.
  • Especificação de atributos SNMP ao testar métricas.
  • Nomes mais curtos e simples nos templates.
  • Possibilidade de lidar com métricas sem suporte, de forma especial, no pré-processamento.
  • Programação de métricas não suportadas com lógica simplificada.
  • Seleção de fuso horário para os usuários individualmente – tornando o monitoramento muito mais conveniente para equipes que trabalham em âmbito global, aliás.
  • Um layout muito melhor para o formulário de definição de manutenção.

Então, gostou das novidades Zabbix 5.2? E tem mais a seguir…

IoT pode ser monitorada pelo Zabbix 5.2; entenda

O update para a versão 5.2 do Zabbix dispõe de monitoramento de IoT e equipamentos industriais: Modbus e MQTT. Portanto, os protocolos mais comuns para sensores e monitoramento deles agora têm suporte nativo do software.

O MQTT é suportado pelo Zabbix Agent2; o Modbus tornou-se um protocolo de comunicação padrão e, hoje, está pronto para conectar aparatos eletrônicos industriais, sendo suportado tanto pelo Zabbix Agent quanto pelo Agent2, para TCP e Serial connections.

Dessa maneira, você não precisa recorrer a outra ferramenta e complementos de terceiros. Pode monitorar diretamente os dispositivos da Internet das Coisas e diversos maquinários. Então, é possível acompanhar com mais praticidade os recursos da Indústria 4.0.

Lembrando que, com o desenvolvimento da IoT, há impacto significativo do chão de fábrica ao resultado final da produção, porque essa tecnologia conta com o Big Data, a inteligência artificial e outros elementos inovadores.

curso zabbix ultimate

Conheça outras atualizações do Zabbix

Não perca logo abaixo mais novidades Zabbix 5.2:

  • Armazenamento de secrets no Vault externo: a integração com HashiCorp Vault permite o armazenamento seguro de todas as informações confidenciais. O acesso ao controle é refinado com tokens, senhas, certificados, chaves de criptografia, tokens de API, nomes de usuário etc.
  • Criação de visualizações personalizadas: você pode salvar filtros complexos e nomeados, para reutilizá-los posteriormente com apenas um clique. Assim, você cria diferentes demandas de visualização para serviços distintos ou data centers, por exemplo, e consegue alterná-las rapidamente.
  • Insights: uma das novidades Zabbix 5.2 é conseguir obter a maior parte dos dados do seu histórico. O novo conjunto de funções de triggers permite analisar dados de longo prazo e criar percepções poderosas; detectar anomalias e comportamento irregular do sistema.

Dessa maneira, você pode receber alertas inteligentes, tais como “A quantidade total de tráfego de rede aumentou 28% em setembro”. As funções de análise de tendências podem ser utilizadas não apenas para métricas de TI, mas também como KPIs para medir o desempenho dos negócios, a eficiência de vendas e marketing, de suporte ao cliente, entre outros aspectos.

Versão 5.2 do Zabbix: detalhes do update

  • Monitoramento Sintético: a funcionalidade disponibiliza cenários com script para coleta de dados complexos e monitoramento confiável em várias etapas. Isso facilita como nunca as verificações de disponibilidade de nuvem e microsserviços, aplicativos e dispositivos com endpoints HTTP, como resultado. Graças ao suporte do novo tipo de métrica “Script”.
  • Todos os secrets são mantidos fora do Zabbix, em local seguro. Nenhum dado sensível é armazenado no banco de dados do software. Desse modo, o seu monitoramento fica pronto para as auditorias de segurança mais rígidas.

Portanto, como você viu aqui, o monitoramento de TI com Zabbix está cada vez mais avançado, em sintonia com as evoluções tecnológicas. Enfim, esperamos que conhecer – e colocar em prática – as novidades Zabbix 5.2 possa ampliar os seus horizontes profissionais também. Sucesso!

Leia também:
https://www.zabbix.com/br/whats_new_5_2
https://www.acervodigital.ufpr.br/handle/1884/54505

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.