TI Segura: Monitorando temperatura de ambiente com Zabbix

A área de TI cuida do bom funcionamento de diversas outras. Mas ela também requer atenção especial, principalmente devido questões de segurança. Por isso, hoje vou falar do monitoramento de temperatura do ambiente com o software Zabbix, e de churrasco.

Calma, não mude de tela, está no lugar certo! Você vai entender…

Entretanto, Com o Zabbix, você pode acompanhar todos os equipamentos, sistemas e mecanismos.O que inclui ar-condicionado, sensores, switches, roteadores; umidade, fluxo de ar, ativos, controle de acesso e segurança, entre outros.

Assim é importante manter o clima ideal no datacenter e nos espaços de TI em geral, observando com frequência suas variações de temperatura, para evitar problemas e gastos desnecessários.

Então Graças ao Zabbix, você pode verificar que temperaturas mínima e máxima o ambiente atingiu, além de avaliar qual seria a média apropriada. Ou seja, colher dados que minimizam riscos, prejuízos e dor de cabeça.

Ao manter o monitoramento e o gerenciamento do datacenter, você impede a paralisação das operações ou qualquer acesso não autorizado, seja ele físico ou cibernético.Incidentes que são capazes de causar danos muitas vezes irreparáveis.

Monitorando temperatura ZABBIX

Churrasco, temperatura e o Zabbix

Pense em um churrasco. Primeiramente imagine assar uma deliciosa costela e, logo ao colocá-la no fogo, saber que temperatura deve atingir para ficar do jeito que você e seus convidados gostam?

Você precisa de dados, do começo ao fim do preparo, certo? Afinal, se a coisa esquentar demais, queima; se não aquecer o suficiente, no tempo certo, não chega ao ponto tão esperado. Sem falar no desperdício de carvão, claro. Simples assim.

Então, conhecendo a temperatura correta, e como assegurar que ela seja mantida, você pode garantir sempre o padrão de qualidade da sua saborosa costela, para alegria de todos.

Mas voltando (por bons motivos) ao monitoramento… É bom lembrar que servidores sofrem picos de temperatura e com excesso de umidade.

Portanto, contar com um software como o Zabbix, que informe quedas de temperatura e energia, é uma ajuda e tanto para a TI, impedindo que haja flutuação no sistema interno das empresas.

E mais: quanto maior o processamento, mais calor será gerado. O monitoramento do ambiente pede vigilância constante em todos os sentidos.

Um acompanhamento que deve ser orquestrado por profissionais especializados, aptos a indicar soluções completas, para que o projeto com o Zabbix atenda às necessidades específicas de supervisão e análise das operações.

É grande a lista de aparelhos e recursos que pode ser monitorada com a instalação do agente ou que disponha de suporte a SNMP. E ainda que não haja adaptações como estas, você tem como executar um monitoramento básico usando ICMP.

Por ser um software open source, o Zabbix permite fazer uma série de integrações com diversos meios. É o caso do envio de alertas e recebimento de comandos através do Telegram, uma alternativa muito interessante, vale destacar.

Conclusão…

Hoje, a Tecnologia da Informação é mais do que um apoio, é um setor estratégico. Para que as empresas funcionem bem e possam crescer, é fundamental ter uma TI monitorada adequadamente.

Sem a manutenção de itens como a temperatura, a segurança de datacenters e demais espaços fica comprometida, afetando diretamente os processos – e os resultados das corporações.

Crescimento do número de usuários, sistemas cada vez mais complexos… É essencial ficar atento aos servidores e variados tipos de equipamentos, evitando sobrecargas, falhas de desempenho, lentidão ou até parada total.

Quanto ao churrasco, estamos aí… é só convidar, beleza? Aí, vamos falar da temperatura, costelinha, Zabbix… Não vai faltar assunto.

Veja também nosso post https://blog.nototi.com.br/industria-4-0-o-que-e-e-por-que-sua-empresa-deve-fazer-parte-dela/

Até a próxima!

Equipe NOTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *