Monitoramento Zabbix IoT e Cibersegurança: novidades e desafios

O grande aumento dos dispositivos conectados entre si e à internet faz crescer também a preocupação com a cibersegurança da Internet das Coisas. Veja dados e outros detalhes desse setor em pleno crescimento, e que precisa de soluções de Monitoramento Zabbix IoT para minimizar riscos.monitoramento zabbix iot

 

A Internet das Coisas estará presente em 95% dos eletrônicos nos próximos anos, segundo a consultoria Gartner. O que aumenta a preocupação com a cibersegurança para dispositivos IoT porque eles conectam milhares de outros, multiplicando as oportunidades para os invasores. O monitoramento Zabbix IoT existe para você ficar de atento a isso e muito mais.

Até 2027, o mundo terá 41 bilhões de dispositivos conectados, de acordo com o estudo The Internet Of Things 2020, divulgado em março de 2020 pela plataforma Business Insider Intelligence.

Segundo o blog da Avast, estudo de janeiro de 2019, feito por universidades brasileiras e americanas, revelou que “31% dos dispositivos IoT mais vendidos não tinham nenhum tipo de criptografia de dados, enquanto outros 19% tinham criptografia que era fácil de quebrar. Isso deixa a metade de todos os aplicativos para controle de IoT insuficientemente seguros”.

Kevin Townsend, especialista em cibersegurança, destaca que “inteligente” quer dizer “Alguma capacidade de processamento e conectividade com a internet”. Dessa maneira, todo dispositivo com um processador pode ser invadido e qualquer aparelho com um processador e ligado à internet pode ser invadido remotamente.

Logo, tais aparelhos tendem a aumentar as estatísticas de investidas dos criminosos virtuais. Lembrando que, só no 1º trimestre de 2021, foram 3,2 bilhões de ataques cibernéticos no Brasil. Em 2020, houve cerca de 400% de alta nas ameaças eletrônicas em relação ao ano anterior, de acordo com pesquisa da Apura Cybersecurity Intelligence.

Os prejuízos causados por criminosos virtuais podem ser altíssimos. Um exemplo disso aconteceu na cidade paulista de Euclides da Cunha em dezembro de 2021. No ataque a suas contas bancárias, foram roubados mais de R$ 500 mil em dinheiro público dos setores de convênio, educação, saúde e Tesouro Municipal.

IoT: mais facilidades, e riscos também

Em primeiro lugar, é como uma grande teia que interconecta dispositivos e objetos à internet. Viabiliza um enorme mar informações e dados, novos recursos e funcionalidades, que permite melhorar processos e até criar negócios, como resultado.

O conceito de IoT, sem dúvidas, traz facilidades para as empresas e ajuda otimizar o controle da rotina corporativa. Além disso, a Internet das Coisas impacta os processos operacionais, auxilia na redução de erros e na tomada de decisão. Assim, a produtividade fica mais dinâmica e interativa.

O desenvolvimento da IoT trouxe um impacto significativo do chão de fábrica ao resultado final da produção, porque essa tecnologia conta com Big Data, inteligência artificial e outros elementos inovadores, sendo a peça central da indústria 4.0.

Pequenos dispositivos tecnológicos conectados à internet estão cada vez mais presentes em empresas de todos os portes e segmentos. A Internet das Coisas vai dos sensores cardíacos HealthCare a relógios, micro-ondas e sensores de terremotos, furacões e tsunamis.

Com isso, os riscos à segurança aumentam proporcionalmente, tornando dispositivos, empresas e sociedade conectados por meio da IoT vulneráveis a ciberataques. Portanto, medidas de monitoramento e segurança devem ser prioridade desde o início de cada serviço, negócio ou processo.

Perigos cibernéticos comuns no Brasil

O malware, o phishing e o ransomware são os perigos cibernéticos mais frequentes no Brasil. No primeiro, é usado um software malicioso, criado para causar danos; já o phishing consiste em um golpe no qual os criminosos roubam informações sigilosas da vítima por meio de links nocivos – em geral, disfarçados de grandes oportunidades ou temas atrativos (promoção, descobertas incríveis, notícias sobre covid-19 etc.)

No ataque por ransomware, a vítima é impedida de acessar as próprias informações armazenadas em um dispositivo. Dessa forma, os cibercriminosos cobram um resgate para liberar os dados. A rede interna do Tesouro Nacional foi alvo deste tipo de invasão em agosto de 2021.

Suporte do Monitoramento Zabbix IoT

O update para o Zabbix 5.2 trouxe o monitoramento de IoT e equipamentos industriais: Modbus e MQTT. Assim, a partir desta versão, você pode contar com suporte nativo do software para os protocolos mais comuns de sensores e monitoramento deles. Saiba mais sobre essa novidade e outras do Zabbix 5.2 aqui nesse post.

O Zabbix oferece suporte total ao monitoramento da Internet das Coisas. Para isso, dispõe de duas chaves modbus.get para dispositivos Modbus IoT e mqtt.get para dispositivos MQTT. A habilitação delas é feita definindo o Agente Zabbix e criando um novo item que contenha as suas propriedades do endpoint IoT dentro da chave.

Por fim, o tema Monitorando Dispositivos IoT com Zabbix, ESP8266 e Sensores Diversos é um dos destaques da Zabbix Brazil Conference 2022, que acontece de 2 a 5 de junho em São Paulo. Então,  você tem uma ideia da importância do software no monitoramento da Internet das Coisas.

Referências:
https://blog.avast.com/pt-br/how-vulnerable-is-the-internet-of-things
7 principais tendências tecnológicas para o mercado IoT em 2022
https://marketingnaeradigital.com.br/blog/ataques-ciberneticos-e-golpes-na-internet-aumentaram-nos-ultimos-2-anos-atingindo-pequenas-e-medias-empresas?utm_campaign=6283a149ea7249001ea779f5&utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_content=article1-625f12e33d707c48e20338c7 https://imasters.com.br/seguranca/seguranca-da-informacao-e-internet-das-coisas-e-possivel-ter-os-dois https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/reic/article/view/1704 https://www.businessinsider.com/internet-of-things-report

Tem dúvidas sobre algum assunto em Monitoramento de TI?

Deixe aqui temas que gostaria de ver em nossos canais e vamos preparar conteúdos especiais para você.

Acesse o nosso canal no Youtube.
Clique na imagem e confira.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.