Monitoramento de backup: por que sua empresa não pode ficar sem ele


Primeiramente negligenciar a segurança da informação é colocar em risco estabilidade e a sobrevivência do negócio.Procedimentos como o monitoramento de backup devem ser prioridades nas corporações.

Boa parte delas até sabe da importância de salvar dados. No entanto, nem todos os gestores percebem que isso requer acompanhamento contínuo, ainda que haja automatização envolvida em muitas etapas.


Bem como Um dos erros mais comuns é achar que programar as cópias de segurança e deixar o sistema fazer o resto sozinho significa ter monitoramento de backup. Na verdade, não é assim que a banda toca.

Sendo assim as consequências desse engano costumam custar caro…

Monitoramento de backup: evite desastres

Contudo alguns dos imprevistos que podem levar a enormes adversidades são:

  • Exclusão acidental de arquivos indispensáveis
  • Problemas técnicos ou pane geral nos equipamentos
  • Ataque de hacker, violando ou bloqueando dados, como o ransomware, entre outros malwares

Sendo assim Ter uma política eficaz que garanta a disponibilidade dos dados é uma questão séria, como você pode ver.

Acredite, contratempos ocorrem em companhias de todos os portes e segmentos.

Dessa forma Usar programas como o Google Drive e o Dropbox para manter a integridade das informações empresariais não é adequado. Assim como recorrer a métodos “caseiros” antigos, como gravar em CDs ou pendrives.

Certamente, o backup automático na nuvem é a opção mais recomendada para os negócios, aliada a outra alternativa para aumentar a segurança – geralmente uma cópia local.

Trata-se de uma forma escalável, pois o espaço de armazenamento adquirido é proporcional às necessidades específicas, e os usuários podem aproveitar bastante a acessibilidade e a proteção.

Contudo, é bom lembrar que segurança da informação é assunto para quem tem expertise no ramo, não basta jogar tudo na nuvem e, pronto.

Vantagens

Além disso o monitoramento de backup inclui definição de periodicidade ideal, tecnologias, validação de acessos e muitos outros fatores.É essencial ter experiência e conhecimento estratégico.

Então Esse acompanhamento possibilita verificar se as cópias de reserva eestão realmente sendo feitas, e do modo correto.Não adianta somente criar uma rotina de execução, programar e deixar tudo acontecer automaticamente durante meses.

Já imaginou o susto que é fazer isso e, lá na frente, ter a desagradável surpresa que os arquivos principais não podem ser recuperados porque, simplesmente, não foram incluídos na rotina?

Ou, quem sabe, a falta de monitoramento de backup fez com que ficassem de fora alguns dados de um determinado período, por exemplo?

Testes contínuos, validações e análise diária de relatórios são tão relevantes quando documentar.

Monitoramento de Backup profissional

É o monitoramento backup profissional que proporciona as condições também para identificar problemas imediatamente.

O trabalho minimiza falhas do processo a quase zero, e ainda aumenta a produtividade do time de TI, uma vez que as cópias de segurança são gerenciadas por especialistas.

Resultado: todos, gestores e colaboradores, podem focar nas atividades diretamente ligadas ao crescimento da empresa.

E você, deixa o monitoramento backup do seu negócio nas mãos de quem? Pense bem…

Fique ligado nos próximos posts para saber mais sobre este e outros temas, ou entre em contato para tirar suas dúvidas. Será um prazer ajudá-lo.

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *