Instalação Zabbix Ubuntu pdf GRÁTIS: Baixe tutorial aqui

instalação zabbix ubuntu pdfNo post anterior, falamos da importância do Zabbix (e de sua configuração correta) na infraestrutura de TI, oferecendo um e-book gratuito para isso. Neste texto, Instalação Zabbix Ubuntu pdf, confira mais sobre o livro digital e esse recurso imprescindível atualmente. Preparado para deixar seu monitoramento top, sem estresse? Então, vem comigo!

A primeira parte do resumo do tutorial Instalação Zabbix Ubuntu pdf trouxe o começo do processo, ou seja, download, instalação e atualização do repositório Zabbix. Mas o e-book contém ainda: Instalando o banco de dados; Instalando o pacote Zabbix Server; Criando a database Zabbix; Importando tabelas; Editando o arquivo do Zabbix Server; Instalando o PHP, Instalando o pacote frontend do Zabbix; e Checagem final – conferindo requisitos.

Instalação Zabbix Ubuntu pdf: o que você vai receber gratuitamente

O e-book Instalação Zabbix Ubuntu pdf possui 9 capítulos, distribuídos em 30 páginas com ilustrações e textos que facilitam leitura e compreensão, passo a passo. São imagens como estas, por exemplo:

instalação zabbix ubuntu pdfE-book Instalação Zabbix Ubuntu: outros detalhes

Além disso, no e-book Instalação Zabbix Ubuntu pfd, você vai aprender a criar o banco de dados do Zabbix, a partir do login na console do mysql e outras informações como o comando # mysql -u root -p enter.

No Capítulo 6, Editando o arquivo do Zabbix Server, também vai receber orientações padrões e parâmetros extras, caso precise deles em outro momento. Assim, você terá descomentar o parâmetro DBPassword removendo o “#” da frente e adicionando a senha “zabbix”, criada anteriormente na parte de banco de dados. Dá uma olhada na sequência:

#vim /etc/zabbix/zabbix_server.conf
DBHost=localhost
DBName=zabbix
DBUser=zabbix
DBPassword=zabbix

zabbix

Pré-requisitos para utilizar o Zabbix

Tem dúvidas sobre instalar Zabbix e otimizar seu monitoramento de TI? Confira alguns dos pré-requisitos da ferramenta:

• Hardware – Memória

Os requisitos para instalar o Zabbix são: memória (128MB) e armazenamento (256MB disponíveis em disco). Porém, a quantidade de memória e de disco dependerá, é claro, do número de hosts e parâmetros monitorados.

Por exemplo: você deseja ter histórico dos parâmetros monitorados longo? Então, pense em, no mínimo, alguns gigas para garantir espaço disponível para uso do banco de dados.

• CPU

O Zabbix Server e, principalmente, seu banco de dados, pode exigir uma grande quantidade de recursos da CPU, dependendo do volume de parâmetros monitorados e da engine do SGDB.

• Plataformas Suportadas

Requisitos de segurança e a natureza de missão crítica dos servidores de monitoramento. São os motivos para fazer com que o UNIX seja o único sistema operacional capaz de entregar requisitos de performance, tolerância à falha e resiliência de modo consistente. Isso inclui poder rodar o software em outras variantes do UNIX.

Sendo assim, o Zabbix opera entre as ferramentas líderes de mercado; é testado nas seguintes plataformas: FreeBSD, HP-UX, IBM AIX, Linux, Mac OS X, NetBSD, OpenBSD, Solaris, Windows (2000, Server 2003, XP, Vista, Server 2008, 7, 8 e, para Zabbix Agent, o Server 2012).

Isto é um resumo, ok? Afinal, há outros pontos a serem levados em consideração. Entretanto, a ideia deste post não é se aprofundar neles e, sim, mostrar a Instalação Zabbix Ubuntu pdf, embora as condições e vantagens dela sejam relevantes.

Por fim…

Como baixar Instalação Zabbix Ubuntu pdf

Este conteúdo, produzido pela NOTO TI, é a segunda parte de dois posts especialmente criados para você aprender de forma clara, sem rodeios, a instalar o software Zabbix em Ubuntu. Do jeito que você precisa, aliás…

Se você perdeu o post anterior, Instalação Zabbix Ubuntu Tutorial, basta clicar neste link para conferir mais conteúdo sobre Zabbix. Ele traz informações essenciais sobre o software, tal qual este texto. Porque quem tem mais de 18 anos de experiência em redes de computadores, pode agregar muito mais, não é mesmo?

Existem inúmeras fontes populares de pacotes do repositório Zabbix. No entanto, nem sempre são tão atualizadas quanto as encontradas no material utilizado pela NOTO TI, que vem do repositório oficial. Baixe aqui gratuitamente o tutorial Instalação Zabbix Ubuntu pdf e confira. Leve seu monitoramento a outro nível, pois novos tempos pedem novas soluções!

Sucesso!

Equipe NOTO

Leia também:
https://www.zabbix.com/documentation/3.2/pt/manual/installation/requirements

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *