Grafana instalação, painéis e novidades da versão 8.5

Usabilidade, desempenho e segurança são destaques na versão 8.5 do Grafana. Mas os painéis merecem atenção especial, uma vez que eles são essenciais para visualizar, monitorar e analisar dados. Veja também como fazer Grafana instalação.

grafana instalação

As melhorias do Grafana 8.5 estão concentradas em usabilidade, desempenho e segurança, em especial: atualização de painéis, novos recursos RBAC e relatórios mais simples. Então, hoje nosso foco é o update dos painéis e Grafana instalação.

Afinal, o destaque do software é sua ampla capacidade de visualizar, monitorar e analisar métricas, logs e rastreamentos. A cultura orientada por dados é essencial atualmente. Nada melhor do que contar com belos painéis e todas as funcionalidades que o Grafana pode oferecer.

O Scroll é uma das novidades. O painel Notícias agora suporta feeds Atom, permitindo exibir uma gama mais ampla de dados e informações. A Rolagem no painel do medidor de barras é outra inovação. Desse modo, ela oferece suporte à exibição de grandes conjuntos de dados, mantendo a legibilidade dos rótulos.

Você pode definir uma largura ou altura mínima para as barras (dependendo da orientação do gráfico), permitindo que o conteúdo transborde no contêiner e se torne rolável.

Confira as imagens:

grafana instalação
Fonte: grafana.com
Fonte: grafana.com

Acréscimo de transformações

 

Agora o Grafana possui suporte para substituir variáveis ​​de modelo em transformações. Portanto, com isso, você consegue painéis mais interativos com transformações quando um usuário insere cálculos e $__interval e $__interval_ms.

A versão 8.5 está agrupando para matriz, porque traz uma nova transformação que ajuda a estruturar dados em formato de matriz usando o plug-in de tabela Grafana.

curso grafana integrando zabbix

Rastreamento e alertas

Basta um clique para você visualizar logs relevantes para um trace ou spam, vinculando-se aos logs do Splunk de sua fonte de dados de rastreamento. É o Trace to Logs.

Dessa maneira, em sua fonte de dados de rastreamento, você configura Trace to Logs ao selecionar a fonte de dados Splunk e as alternativas de consulta relevantes, como tags para incluir na consulta.

A atualização traz ainda a opção de criar nomes de grupo para regras de alerta gerenciadas pelo Grafana, dando fim à complicação de trabalhar com mais de um pequeno número de regras de alerta gerenciado sem grupos em namespaces, como resultado.

Além disso, no Grafana 8.5, você também consegue visualizar alertas nivelados na guia Lista ou recorrer à nova guia Agrupado para trabalhar com grupos.

Na prática, quer dizer que você pode escolher nomes de grupos úteis e mover as regras de alerta entre os grupos. E as regras em um grupo são avaliadas em conjunto. Assim, você consegue definir o intervalo para todo o grupo.

grafana instalação
Fonte: grafana.com
grafana instalação
Fonte: grafana.com

Grafana instalação e IU de Relatórios mais simples

Ninguém duvida que os relatórios sejam uma excelente forma de compartilhar painéis do Grafana por e-mail com usuários que não fazem login regularmente no software.

No Grafana 8.5, isso ficou mais fácil porque a interface de criação de relatórios foi renovada. Em vez de usar um formulário grande e pesado, basta seguir um processo passo a passo para configurar um documento.

Isto é, você não precisa da complexa e demorada configuração antiga para aproveitar variáveis de modelo, anexar CSVs e formatar e-mails.

E mais: o Grafana 8.5 inclui emissão de um log toda vez que um relatório for enviado, para que você possa confirmar seu status ou saber sobre erros de envio.

Enfim, que tal ganhar tempo recebendo aviso de atualização de software? Verifique as atualizações da versão do Grafana e de seus plugins separadamente. Ao habilitar este recurso, você permite executar uma busca a cada 10 minutos.

Quando um update estiver disponível, você verá uma notificação via interface do usuário. Mas as verificações não solicitarão atualizações automáticas do software Grafana ou enviarão informações confidenciais.

Então, está esperando o que para aprender instalar e configurar o Grafana integrado ao Zabbix? Conheça o passo a passo Grafana instalação nos vídeos abaixo. Depois, é só dar um novo rumo ao seu monitoramento se tornando um expert no assunto. Saiba mais neste link.

 

Veja também:

https://grafana.com/grafana/download?pg=blog&plcmt=body-txt

Tem dúvidas sobre algum assunto em Monitoramento de TI?

Deixe aqui temas que gostaria de ver em nossos canais e vamos preparar conteúdos especiais para você.

Acesse o nosso canal no Youtube. Clique na imagem e confira.

 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.