Grafana e gestão de métricas: saiba por que sua empresa precisa disso

Grafana e gestão de métricas: saiba por que sua empresa precisa disso

Administrar atividades, ferramentas e informações obtidas via TI é tomar conta de um verdadeiro tesouro para as empresas; é essencial na melhoria de processos, serve de motor para a inovação, entre outros benefícios. Hoje, você vai entender o que é Grafana e qual seu papel na gestão de indicadores e métricas. Vamos lá!

O que é Grafana?

Grafana é uma ótima solução gratuita e de código aberto para gestão de métricas e indicadores por meio de gráficos. Mas isso é só o começo…

Sua estrutura leve e multi data source é incrivelmente flexível, possuindo integração com diversos recursos, entre eles Zabbix, PostgreSQL, MySQL, Google Calendar GLPI e InfluxDB. Com ela, você consegue visualizar os gráficos facilmente graças à criação de dashboards dinâmicos.

Além disso, pode ser instalada no Ubuntu/Debian, Centos/RedHat, Windows, Mac e Docker, oferecendo suporte a diversos bancos de dados, pagos ou gratuitos, e opção de trabalhar como serviço cloud.

Veja a seguir motivos de sobra para apostar na Grafana…

Por que é importante utilizar essa ferramenta?

Para ter praticidade, agilidade e análise contínua de métricas; acompanhar informações estratégicas oriundas de várias fontes, tais como os bancos de dados. Desse modo, você pode tomar decisões mais rapidamente, inclusive prevenindo problemas, em vez de apenas reagir aos desafios depois que aparecem.

Tudo isso em uma só interface, intuitiva e completa, que permite configurar alertas e entender dados relevantes para seu negócio. Outra vantagem da Grafana é a possibilidade de criar, explorar e compartilhar painéis com sua equipe. E você ainda tem à disposição recursos de construção de dashboards com indicadores personalizáveis, entre outros.

E mais: a competição acirrada provoca grande demanda por velocidade nos processos, operações e entregas, gerando também grande fluxo de troca de informações. É fundamental conseguir coletar e organizar todas elas para sair na frente da concorrência.

Por exemplo: dados sobre volume e periodicidade de compras; comportamento dos consumidores no seu site ou como o público age; grau de satisfação em relação ao seu produto. Quantos insights valiosos você pode obter disso tudo? Já pensou? A inteligência de mercado só tem a ganhar com soluções como a Grafana, assim como você e sua empresa.

Então, se ainda não refletiu sobre assunto, basta lembrar dos novos negócios (Uber, Amazon, Aribnb, Google etc.) que estão revolucionando o mercado e se transformando em gigantes. Aliás, você sabe qual a base deles? O uso inteligente de informações.

Portanto, não deixe sua empresa perdida no meio dos dados!

Quais as vantagens da Grafana?

Antes de tudo, a geração de indicadores relevantes para dar suporte à análise, ao planejamento e à tomada de decisão nas empresas. Esta é uma das razões principais para padronizar a gestão de métricas e dos serviços de TI como um todo.

O acompanhamento em tempo real do dia a dia do setor é essencial. Sem monitoramento, a tendência é um trabalho caótico, com mais pressão, sem prioridades e expectativas, repleto de decisões inconsistentes ou tomadas no impulso.

Além disso, outra grande vantagem da Grafana é contar com ajuda de uma comunidade rica e participativa. Os desenvolvedores documentam muito sobre a ferramenta e são ativos nos fóruns, interagindo com milhares de usuários no mundo todo.

Definitivamente, vivemos tempos de muita pressa, de respostas rápidas para tudo. Entretanto, isso não significa (ou pelo menos não deveria) agir sem pensar, ser precipitado, especialmente no contexto empresarial, não é mesmo? Mas, infelizmente, é o que acaba acontecendo, por falta de gestão adequada de tecnologia e dados.

No entanto, a Grafana existe para você ter controle eficaz de indicadores cruciais no apoio à análise de informações e planejamento corporativo, em tempo real e sem complicação. Afinal, a ideia é favorecer o monitoramento proativo, certo?

A época em que o setor de TI era isolado já passou… Na verdade, quem não percebeu ainda que Tecnologia da Informação precisa estar completamente alinhada aos negócios corre grandes riscos de perder relevância, é válido destacar.

Para saber mais sobre a Grafana, acesse este link e confira!

Equipe NOTO

Leia mais: https://endeavor.org.br/operacoes/gestao-de-ti/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *