Grafana 7.0: melhorias e novos recursos poderosos; veja detalhes

Grafana 7.0 novidadesO Grafana 7.0 é um marco em monitoramento de TI porque oferece novos e poderosos recursos para manipular, transformar e fazer cálculos em dados. O design repaginado do editor do painel, as informações de uso corporativo, o indicador de presença e os aprimoramentos de autenticação são algumas das novidades.

Eu conto mais a seguir, vem comigo!

O que o Grafana 7.0 tem

Um dos destaques está nos aperfeiçoamentos de UX e no modelo de dados unificado. A interface do usuário para editar painéis foi redesenhada. Tudo ficou mais intuitivo, simples.

A alteração mais visível logo de cara é a separação das configurações de exibição do painel em um quadro do lado direito, que você pode recolher ou expandir dependendo do seu objetivo no momento. Portanto, você decide…

A arquitetura do Grafana 7.0 permite que todos os painéis tenham um conjunto consistente de opções e comportamentos para atributos como unidade, mínimo, máximo, limites, links, decimais. E todas as opções podem compartilhar uma interface do usuário consistente para especificar regras de substituição, e são extensíveis para alternativas específicas do painel personalizado.

Lembrando que, nas versões anteriores do Grafana, cada visualização tinha formas ligeiramente diferentes para definir suas preferências. Agora, ao escolher unidades ou limites em um painel, por exemplo, você pode alternar perfeitamente entre os tipos de visualização e manter esses caminhos.

Isso facilita o uso e proporciona mais consistência para usuários e desenvolvedores de plugins, como resultado.

Outras alterações podem ser encontradas nas informações de uso e no indicador de presença. Uma série de recursos foi criada no novo mecanismo de análise de uso, aliás. Um deles é o “Grafana sobre Grafana”, que ajudará grandes clientes a entender melhor o comportamento e a utilização de seus usuários, painéis e fontes de dados.

A pesquisa aprimorada permite classificar os painéis por uso e erros. Ao abrir um painel, você pode ver um indicador de presença, para saber quem mais está visualizando o mesmo painel.

Grafana novidades
Grafana 7.0 (Fonte: Grafana.com)

curso grafana integrando zabbix

Interface de rastreamento e outras novidades

Vale a pena citar ainda o grande suporte ao rastreamento distribuído. O modo de telemetria para complementar o suporte existente para métricas e logs está entre as mudanças.

Já a plataforma de plugins foi completamente repaginada para fornecer componentes e ferramentas. Desse modo, ela está ainda mais eficiente para ajudar desenvolvedores de todos os níveis a operar mais rapidamente. Recursos, documentação e novos elementos otimizam a qualidade do plug-in e reduzem a manutenção em longo prazo.

O Grafana 7.0 vem com um novo painel de tabela, que suporta rolagem horizontal e redimensionamento de coluna e novos modos de exibição, tais como mostrar um medidor de barra dentro de uma célula. Além disso, você pode reordenar, ocultar e renomear colunas.

Em relação ao Grafana Enterprise, que tem seu foco na solução de problemas para grandes empresas, e às instalações de modo geral, o Grafana 7.0 traz melhorias também para resolver dificuldades de uso em larga escala.

Por exemplo: como encontrar o caminho certo quando existem muitos painéis; como achar painéis com erros; como identificar painéis que não estão sendo usados; quem criou ou visualizou pela última vez um painel, entre outras situações que surgem no dia a dia do monitoramento.

Enfim, não custa lembrar que, para entregar excelentes resultados em monitoramento de TI, a dupla imbatível atualmente é aquela resultado da integração Grafana Zabbix. Agora, com a versão recente, então, ficou show, concorda?

Para complementar seu desenvolvimento profissional, dá uma olhada neste vídeo sobre instalação do novo Grafana 7.0 integrando com Zabbix.

grafana integrando zabbix

Equipe NOTO

Veja mais:
https://youtu.be/J29wILRh3QQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *