Gasolina na reserva e monitoramento TI: o que eles têm em comum.

Gasolina na reserva e monitoramento TI: Oque eles tem em comum
Gasolina na reserva e monitoramento TI: Oque eles tem em comum

Luz de reserva acionada. O painel do seu carro mostra que é hora de reabastecer. Você vai, certo? Ou espera acabar o combustível? Com o monitoramento TI, funciona assim também. E hoje você vai entender como… Vamos lá!


No dicionário, monitorar é “acompanhar, vigiar e simultaneamente avaliar (alguém, atividade, desempenho, funcionamento etc.)”. Então, no exemplo acima, quando você percebe que o combustível está chegando ao final, tem duas alternativas: ir ao posto ou depender da “sorte”.

São escolhas com base no dado fornecido pelo carro, isto é, o alerta do tanque quase vazio. Isso é um monitoramento.

contudo se a sua opção for colocar combustível, em alguns casos, terá inclusive a informação de que o reservatório está acima de sua margem de segurança, e que poderá rodar uma quantidade X de quilômetros com aquele total de gasolina, por exemplo. Mais dados.

Em Suma Monitoramento é isso.Em TI, é como pensar em um HD que está quase chegando a sua capacidade máxima, você compra outro, faz a manutenção e, pronto, resolve.

Outro exemplo: a internet está no consumo limite e você precisa adquirir mais. Necessita de dados para saber o que fazer, ok? Tem sentido comprar 10 MB de internet se você usa apenas 1 MB, mesmo que agora o serviço não seja tão caro como no passado?

A questão de monitoramento aqui é descobrir quanto a mais…

Dados: o combustível

A evolução dos softwares, hardwares e da própria velocidade dos serviços atualmente possibilita inúmeras maneiras de minimizar consideravelmente as paradas. Mas, antes de tudo, para justificar, é preciso coletar dados e manter um histórico das ocorrências.

Foi-se o tempo em que você tinha de checar toda hora os backups para saber se realmente estavam sendo feitos. E dos sustos porque confiou na memória (a sua, no caso) e viu que esqueceu as cópias de segurança. Para completar, quando fazia o trabalho, ele consumia horas, uma vez que era manual.

Riscos de andar na reserva, e sem monitoramento

Além do risco de acabar não saindo do lugar, andar na reserva pode levar à multa de R$ 85,13, perda de 4 pontos na carteira e remoção do veículo – para quem parar na via porque acabou a gasolina.

Trafegar com nível baixo de combustível ainda traz perigos e prejuízos como: superaquecimento da bomba elétrica e entrada de sujeira nela, reduzindo sua vida útil; falhas no funcionamento do motor, entre outros.

Assim Quando falamos de monitoramento de TI, estamos tratando de um dos pilares da maioria dos negócios hoje. O bom gerenciamento de seus recursos é impactante não só no faturamento, mas também na continuidade das companhias.

Dessa forma o monitoramento dos dados de aplicações revela problemas, atua diretamente na correta execução das áreas e processos.

É,portanto, uma questão de estratégia processar informações com qualidade e agilidade para prosseguir em um mercado altamente competitivo. Os ganhos incluem em especial a estabilidade para que todo o restante da empresa possa operar sem interrupções.


Do mesmo modo a vantagem do monitoramento é a identificação preventiva dos defeitos, evitando danos à reputação de uma corporação.O que é mais relevante nos setores que dependem completamente das ferramentas de TI, não custa lembrar.

Estes não são afetados unicamente por uma queda de produtividade. A inatividade ou lentidão pode atingir também a qualidade dos serviços prestados ao consumidor e, consequentemente, a imagem das organizações.

Além disso pode acontecer não importa se você, profissional de TI, cuida de 100 ou 10.000 usuários. E então, como está seu monitoramento? Vai deixar o combustível acabar? Para saber como evitar andar na reserva ou algo pior, acesse este link!


Enfim Espero você no próximo posto, ou melhor post, combinado? Abasteça seus conhecimentos sobre monitoramento!

Até lá!

Equipe NOTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *