Entenda o que é monitoramento de TI?


A princípio com o avanço tecnológico têm se tornado cada vez mais comum utilizarmos os meios digitais para poder desempenhar nossas funções em uma determinada instituição. Além disso, esse avanço possibilitou o armazenamento e organização das nossas informações através das estruturas que os profissionais de TI conseguem criar.

Entretanto, sua estrutura de TI precisa ser monitorada para ajudar na detecção de ameaças, que podem acabar danificando todo o seu sistema. Além disso, devido o avanço tecnológico se tornou necessário ampliar o monitoramento da TI.

Dessa forma, alguns softwares foram desenvolvidos para ajudar a proteger, monitorar de forma acessível e precisa toda a sua estrutura.

Entenda oque é monitoramento de TI

Isso é necessário, pois, sua estrutura contém muitas informações importantes sobre as pessoas que frequentam uma determinada instituição. Veja algumas estruturas que a TI é responsável por proteger.

  • Banco de Dados
  • Servidores
  • Provedores
  • Computadores e Notebooks
  • Datas Centers
  • Serviços de proteção de dados

Dessa forma, podemos compreender porque o monitoramento de TI é tão importante.Ele auxilia na percepção de problemas que softwares e os aparelhos que estamos utilizando para realizar nossos trabalhos podem desenvolver, sendo necessário usar ferramentas para a otimização do monitoramento e proteção.

Assim sendo, o TI é responsável por informações muito importantes, tanto da estrutura da empresa, como das pessoas que as frequentam.

Desse modo, se alguma invasão ocorrer no seu dispositivo, os dados podem ser danificados ou perdidos, prejudicando o desenvolvimento do seu trabalho.

Entendento oque é Monitoramento de TI

O que é possível identificar com o monitoramento?

Primeiramente monitoramento de TI pode ajudar você resolver diversos problemas enfrentados pelos gestores. Dessa forma, é possível identificar algumas coisas utilizando esse sistema.

  • Imobilização dos recursos

Por exemplo existem algumas falhas no sistema que acabam impedindo a obtenção de recursos, após a realização de uma determinada atividade.

  • Indicadores Qualitativos

Além disso algumas falhas acabam danificando os medidores que indicam a capacidade qualitativa que o nosso sistema apresenta em um determinado momento.

  • Sistema lento


Entretanto existem diversos fatores que podem acabar fazendo com que o sistema fique lento.Porém, muitos gestores acabam se atrapalhando no momento de realizarem suas funções por não saber o que está causando essa lentidão no sistema.

  • Usuários


Em outras palavras quando não ocorre o monitoramento de TI se torna muito comum, os usuários começarem a reclamar de um determinado serviço fornecido. Dessa forma, é necessário contratar profissionais da área que ajudaram a solucionar o problema, por conta disso, esse monitoramento é importante, porque auxilia na manutenção de softwares e do sistema.

  • TI e a empresa

Dessa forma para conseguir realizar o monitoramento adequado do sistema da empresa é necessário que essa estrutura esteja alinhada. Assim sendo, você terá que usar as informações disponibilizadas por ela, para poder criar uma infraestrutura de TI de boa qualidade, já que ela é responsável pelos dados mais importantes da instituição.

Programas que ajudam no monitoramento de TI


Em suma você já sabe a importância dessa estrutura, conheça alguns softwares que irã ajudar a realizar o monitoramento de forma adequada. Desta forma, é possível modificar suas estratégias baseado nas informações que o próprio programa fornece para você.

  1. OpMon

Pode ser instalado no seu smartphone ou desktop. Além disso, o monitoramento da estrutura TI é precisa, pois os dados coletados são atualizados a todo momento.Deste modo, você pode solucionar os problemas que possuem prioridade.

  1. EcoSonar

Os agentes instalados irão lhe notificar quando problemas com o sistema dos seus clientes forem detectados. Além disso, os próprios agentes, dependendo do que aconteceu, consertam o erro no sistema.


Em conclusão o programa também cria gráficos que auxiliam na identificação de sobrecargas do sistema ou equipamento utilizando, o que deixa mais visível a necessidade de troca do utensílio.

Portanto o monitoramento de TI ajuda a prevenir problemas que podem acabar prejudicando o desenvolvimento e segurança da nossa empresa. Para conseguir ter sucesso é necessário contratar um profissional da área para poder lhe auximar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *