Big Data: o que é, e qual sua importância para as empresas

Com o Big Data, você pode coletar e organizar enormes quantidade de dados, de variadas fontes.Sem dúvida, é um recurso indispensável para fazer parte da Indústria 4.0.

Então, hoje você vai entender mais sobre esse assunto, e descobrir os benefícios dele. Vem comigo!

Então é relevante destacar que, junto com o Data Analytics, o Big Data melhora a qualidade da produção, economiza energia e otimiza a performance dos equipamentos.

Trata-se de um conjunto de dados maior e mais complexo. Algo tão volumoso que os softwares tradicionais de processamento não são capazes de gerenciar.

É necessário ter soluções específicas, para que os profissionais de TI trabalhem com informações não estruturadas – e a uma velocidade igualmente impressionante.

Não é à toa que as ferramentas de armazenamento de Big Data são diferentes daquelas que abrigam dados comuns.E os bancos têm mais elasticidade, uma vez que é preciso suportar não só volumes significativos, mas também o crescimento deles em pouco tempo.

Assim: a flexibilidade deve incluir a aceitação de diversos tipos de mídias, de onde são originados os dados.

Dessa forma a questão é que tais informações podem – e devem – ser usadas para solucionar problemas que antes não seriam superados, além de aumentar a produtividade, reduzir custos e permitir tomar decisões mais inteligentes.

Portanto, aproveitar o Big Data é essencial atualmente, inclusive na definição de estratégias de marketing.

Big Data e seus 5 “Vs”; entenda

Assim Uma das definições mais aceitáveis de Big Data é a de Gartner, criada por volta de 2001.Ela diz que “Big Data são dados com maior variedade que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior”. O que é conhecido como os três “Vs”.

Nos últimos anos, surgiram outros dois “Vs”. Seus principais aspectos podem ser resumidos em:

  1. Volume
  2. Variedade
  3. Velocidade
  4. Veracidade
  5. Valor

Explico: nos três primeiros “Vs”, temos a grande quantidade de dados não estruturados. E eles devem ser analisados em alta velocidade pelas soluções de Big Data.

Big Data

Já a veracidade diz respeito às fontes e à qualidade dos dados, que precisam ser confiáveis. Enquanto o valor é ligado aos benefícios que os recursos de Big Data são capazes de proporcionar a uma empresa.

Dessa forma um exemplo prático de uso do Big Data é buscar a satisfação dos clientes através de saídas para momentos desconfortáveis como o medo de ter a bagagem extraviada durante um voo.

A companhia aérea Delta criou um aplicativo (Track My Bag) para ajudar os passageiros a rastrear suas malas. Fez isso porque identificou o problema com base em informação colhida junto a eles.

A Importância

O Big Data é vital não apenas nas gigantes de tecnologia, nas quais a maior parte do valor oferecido tem origem em seus dados, analisados frequentemente para obter mais eficiência e novos produtos.

Então a boa notícia é que, graças aos avanços tecnológicos, o custo de armazenamento e computação de dados vem caindo significativamente.

Ou seja, está ficando cada vez mais fácil e menos dispendioso armazenar elementos que favorecem ações mais precisas.

Sendo assim é um processo de descoberta complexo que requer analistas perspicazes e usuários de negócios e, ainda, as perguntas certas, reconhecimento de padrões, formulações de suposições e, por consequência, a previsão de comportamentos.

Então sua empresa utiliza o Big Data ? Ainda tem dúvidas sobre como fazer isso? Entre em contato com a NOTO TI e descubra como aproveitar ao máximo as soluções que ajudam a impulsionar os resultados e garantem a competitividade.

Estamos esperando!

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *