Bacula para iniciantes: O que é, quais seus usos e vantagens

Quando estamos começando algo, é natural ter mais dúvidas diante de tantas informações disponíveis na internet. Pensando nisso, fizemos este post sobre Bacula. Descubra o que é e do que ele é capaz.

bacula para iniciantes

Começar no monitoramento pode ser especialmente desafiador quando o assunto é backup, um tema importante e nem sempre conduzido da forma certa. Imagine, então, administrar backup com flexibilidade, segurança e sem gastar rios de dinheiro com softwares proprietários… Quem não quer isso? Conheça agora o Bacula e descubra todo o seu potencial.

O que é Bacula

Em primeiro lugar, Bacula é um software de administração de backup, restauração e verificação dos dados de computadores em uma rede de sistemas mistos – o que é mais interessante porque boa parte das redes é formada desta forma. E é tão flexível que chega a ser considerado um framework de backup, aliás.

Assim, pode ser utilizado em diversas estruturas corporativas, oferecendo suporte às seguintes plataformas: Gnu/Linux: Ubuntu, Debian, Red Hat, SUSE; Windows 32bits e 64bits; Mac OS X; Solaris, OpenSolaris; HP-UX, AIX e FreeBSD, entre outras. Dessa maneira, falando tecnicamente, o Bacula é um programa de backup em rede.

Recursos e funções

Em segundo lugar, o Bacula possui recursos únicos. Por exemplo: geração em formato aberto, podendo ser lido por vários programas (tar, dump etc.).

Portanto, é uma geração de modelo não proprietário de gravação, que permite liberdade tecnológica. Você escolhe o mais interessante de acordo com sua necessidade, e pode armazenar seu catálogo em um banco de dados como o PostgreSQL ou o MySQL.

Além disso, este software é gratuito e você ainda consegue usar algoritmos de compressão como GZIP ou ainda LZO (suporte à compressão dos backups nos algoritmos livres), sendo estas tecnologias abertas e de custo zero também.

Portanto, em vez de altos custos com licença de softwares proprietários, existe o Bacula, licenciado sob a GPL, para você adquirir sem gastar nada e customizar do jeito que preferir na ferramenta versão community.

Enfim, suas funcionalidades permitem que o Bacula possa, tranquilamente, substituir os recursos pagos mais comuns, por exemplo: o ArcServe, da Computer Associates, e o TCM, da IBM.

Módulos do Bacula

• Director Daemon – é o serviço que administra todos os processos de backup, restauração, verificação e arquivamento. O Director Daemon é usado pelo administrador do sistema para fazer os agendamentos de backup e, também, recuperar arquivos.

• Console Manager – é o programa que auxilia o administrador (ou o usuário) na comunicação com o Director Daemon, com a vantagem extra de poder rodar em qualquer computador da rede e em sistemas operacionais diferentes.

• File Daemon – é o software instalado na máquina que vai ser protegida pelo backup. Este serviço (ou programa cliente) é responsável por enviar os arquivos solicitados pelo Director Daemon pela rede, bem como administrar a gravação dos arquivos de restauração comandados pelo Director.

• Storage Daemon – administra a gravação e a restauração dos dados e atributos dos backups fisicamente em mídias adequadas.

• Catalog – conhecido como serviço de catálogo, é o programa que mantém uma indexação de todos os arquivos que são armazenados no backup; e cria a base de dados dos volumes gerenciados pelo Director Daemon.

Principais características e vantagens

Compatibilidade de 100% com o esquema GFS
Backups armazenados em dispositivos de disco e fitas magnéticas
Uso de senha e chave criptográfica para autenticação dos serviços de backup
Backup tipo cópia/migração
Grande variedade de canais de suporte pela comunidade (mailing lists, forums, IRC channel etc.), facilitando sua administração como resultado
Contingência utilizando console texto de administração
Desduplicação por máquina dos arquivos backupeados
Independência na estrutura cliente/controlador dos backups/storage
Riqueza de documentação disponível na Internet
Funcionalidade nativa de limite de tráfego de rede para os backups
Interface gráfica web multiusuário que centraliza a gerência (operação, configuração e monitoração)
Customização de backups, porque dispõe de uma infinidade de soluções

Então, gostou de conhecer o Bacula e suas funcionalidades? Temos certeza que sim, pois quem não quer uma ferramenta com esse potencial e de graça? Por isso, aproveite para ir além nos seus conhecimentos e práticas sobre o software com o Curso Bacula. Basta clicar neste link. Veja os tipos, mitos, topologias e estratégias de backup (GFS), os principais recursos e muito mais.

Referências:
www.bacula.lat/o-que-e-o-bacula/
https://phbols.medium.com/introdu%C3%A7%C3%A3o-ao-backup-bacula-ff9cb0f0a0ce

Tem dúvidas sobre algum assunto em Monitoramento de TI?

Deixe aqui temas que gostaria de ver em nossos canais e vamos preparar conteúdos especiais para você.

Acesse o nosso canal no Youtube.
Clique na imagem e confira.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.