Backup: quando meu amigo me ligou chorando

Noite do dia 20 de junho de 2019. Em pleno feriado, A princípio recebo mensagem de um amigo, dono de uma empresa de TI. A razão, que é o tema de hoje, é o backup.


Antes de mais nada a história real que trago agora é para alertar você sobre a importância de determinadas coisas (além da amizade, claro). Vem comigo, eu explico!

Havia um certo tempo que não conversávamos. Aí, aquele “Opa, tudo bem?” deu uma pista de que algo estava errado. Depois do texto, a ligação confirmou seu desespero. Ele estava chorando.

como resultado : o provedor no qual tinha hospedado os e-mails teve problema com o servidor que estava em RAID5 (RAID não é backup, ok?) e 3 discos tiveram falha – e sem cópia de segurança.

Vixe, fiquei ruim! Que situação! Mas você deve estar se perguntando por que ele me ligou. Afinal, queria que eu desse jeito nos discos dele?

A resposta é não. E aqui preciso fornecer mais detalhes do trabalho que fiz para sua empresa… Prestei serviço de hosting na parte de e-mails, quando meu foco principal não era o monitoramento.

Então, meu amigo, que tinha migrado para outro provedor, queria saber se eu ainda possuía todas as mensagens do antigo servidor ou havia apagado tudo.

Faça Backup

Bem, eu tenho o hábito de nunca apagar, de ter sempre backup é minha cultura.Eu reinstalei o servidor, mas deixei um “mv mensagens mensagens.old”, isto é, renomeei ou movi os dados para outro local no Linux.

Imagine o alívio do meu amigo quando eu disse que tinha esse arquivo de segurança. Parou de chorar na hora, a voz mudou, a mente mudou. Mesmo que fossem informações antigas (de 20 dias atrás), eram melhores do que nada, certo?

Backup entenda a importância dessa incrível ferramenta
Backup entenda a importância dessa incrível ferramenta

Assim Foram mais ou menos 300GB de dados, totalizando cerca de 200 contas, mensagens, contatos, encaminhamentos, agenda, entre outros materiais relevantes. Realmente, muita coisa…

A lição

No desfecho da história, meu amigo recuperou os dados e a paz; teve que explicar o problema aos clientes dele. O resto eu não sei no que deu…

O que importa é a lição, os ensinamentos que esse caso verídico trouxe, e que vou compartilhar com você. Vou ser

muito sincero… Se você acha que isto aqui listado é backup! Veja:

  • RAID não é backup
  • Cluster não é cópia de segurança
  • Replicação não é backup

E mais: não adianta comprar a storage top, a estrutura impecável, se você não tem o básico. Backup é básico; monitoramento é básico. E um precisa do outro.

Você tem que saber quando processos e ferramentas não estão funcionando, e ter a opção de voltar se necessário.


Por outro lado ao contrário do cirurgião, que não pode errar, na TI, você pode errar, sim, se tiver backup, é bom reforçar. Tome suas precauções, ainda que tenha bons amigos/profissionais aos quais recorrer no desespero.

Assim, as empresas precisam administrar com cuidado seu patrimônio digital, algo essencial para as operações cotidianas e, também, cumprimento de obrigações legais.

São planilhas, bases de contato, e-mails, dados financeiros dos clientes e muito mais. Já pensou em perder tudo isso?

Conheça mais sobre monitoramento, backup e outras informações de soluções automatizadas em TI aqui neste link.

Boa leitura e até a próxima!

Equipe NOTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *