Monitoramento de TI hoje: 5 Grandes Desafios (2020)

Monitoramento de TI hoje: 5 Grandes Desafios (2020)

É inegável a alta responsabilidade estratégica do setor de Tecnologia da Informação atualmente. No entanto, para que ele tenha um desempenho de excelência, não basta utilizar softwares modernos. Conheça agora 5 grandes desafios no monitoramento de TI, e evite dor de cabeça! Confira:

1. Atendimento aos usuários: é satisfatório? Não abra mão buscar qualidade constante na interação com seus clientes internos, uma relação sempre tão propícia a ruídos, pressões e métricas de performance.

Resolver incidentes e problemas é uma parte (importante, é claro) do trabalho. Mas ele inclui ainda rotinas como cadastro de usuários, atribuição de perfis de acesso, instalação de periféricos e outros processos.

A otimização depende basicamente de dois fatores: qualificação de atendentes, de acordo com as competências do novo profissional de TI, e ferramentas de gerenciamento de alta qualidade

2. Monitoramento de aplicações e componentes: sem dúvida, esta é a questão central quando falamos em monitoramento de TI. Dela, surgem perguntas distintas, da gestão à execução. Por exemplo: há cuidados permanentes na malha tecnológica?

Infelizmente, muitas empresas não dão a atenção devida a este ponto, ficando expostas a riscos enormes diariamente. São ocorrências como lentidão, travamento, parada total e falhas técnicas graves, entre outras que resultam em perda de desempenho, prejuízos (atendimento, vendas etc.) e custos imprevistos.

Portanto, é vital contar com soluções adequadas de monitoramento de TI, além de pessoal especializado. Dessa maneira, é possível prever comportamentos suspeitos e inibir contratempos nos diversos itens que compõem os ambientes.

Novos tempos pedem novos olhares e ações em Monitoramento de TI, para inibir ameaças e evitar prejuízos de vários tipos. Veja aqui o que fazer

Segurança e visão ampla

3. Preparo do time: sua equipe está pronta para acompanhar os movimentos tecnológicos e, principalmente, avaliar o uso das novidades no contexto do seu negócio especificamente?

É crucial atualizar os profissionais regularmente, para que possam estar no ritmo das novas formas – externas e internas – de relacionamento digital da corporação.

Sem isso, eles não poderão analisar e colocar em prática aspectos como viabilidade técnica, ganhos, comprometimento financeiro e implantação, concorda?

4. Segurança de dados e informações: é uma pauta obrigatória, até para empresas que destinam recursos somente para sistemas internos.

Tenha em mente que as ameaças cibernéticas também estão mais sofisticadas. Investir frequentemente nas soluções em segurança da informação é o caminho para minimizar riscos e, por consequência, a chance de inúmeras perdas, tais como do capital intelectual, de reputação e financeiras.

5. Visão completa da performance de TI: você tem uma ideia abrangente de como atua a Tecnologia da Informação no seu negócio? Dispõe de inventário recente e bem-mensurado?

E mais: seu time de desenvolvimento tem acesso aos incidentes? Sua TI está gastando com eficiência? Lembre-se que o setor é uma soma de ferramentas e equipes para demandas em particular, sendo os elementos interligados para impulsionar o rendimento em cada utilidade.

 Monitoramento de TI: O futuro já chegou. Mantenha-se preparado!

Então, você viu neste post 5 grandes desafios quando o assunto é monitoramento de TI. E que, para ter melhores resultados, o lado humano merece atenção especial, isto é, a qualificação constante dos profissionais é essencial para o bom andamento do setor – e do negócio como um todo, não custa ressaltar…

O monitoramento de TI precisa ainda de recursos como o Zabbix, a ferramenta open source mais utilizada no mundo atualmente, e de backup correto, por exemplo. Do contrário, você pode acabar como um amigo que me ligou chorando. Espero que não! Para saber como evitar isso, confira a história aqui neste link. Boa leitura…

Até breve!

Equipe NOTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *